quinta-feira, 24 de abril de 2014

A GLOBALIZAÇÃO DO PADRÃO ESTÉTICO DAS MAMAS



No Brasil, o padrão de beleza vigente até meados da década de 70 era de mamas pequenas (correspondentes a um soutien de número 38 a 40). Esse padrão de beleza mais esguio foi representado muito bem por Sonia Braga em Gabriela.
Desde então, o padrão estético brasileiro vêm mudando em relação às mamas, possivelmente pelo contato em larga escala com outras culturas, como a norte-americana e a européia. Nessas culturas, o culto às mamas fartas é bem mais antigo. Nós brasileiros, que sempre prestamos atenção às formas calipígeas, começamos a admirar também as mamas de volumes maiores.
O mesmo ocorre também ao norte do equador, de forma inversa, onde mais e mais americanas procuram, através de treinamentos físicos e tratamentos estéticos, o tal brazilian butt para melhorar suas formas.
O procedimento de implante de próteses de silicone dura em média uma hora, tem rápida recuperação e alto índice de satisfação. Por esse motivo, um grande número de brasileiras procura o aumento mamário para equilibrar suas formas. Trata-se do procedimento estético mais realizado por cirurgiões plásticos no Brasil, há alguns anos à frente da até então campeã, a lipoaspiração.
Grande parte das mulheres com atividade física de alto nível acaba por ter um efeito indesejável ao perder percentuais de gordura: a redução mamária. Em casos assim, a prótese mamária pode auxiliar a manter formas femininas em um corpo sarado.
Mães jovens, que tiveram na gestação um aumento substancial do volume mamário e uma posterior regressão da mama também ganham de volta a satisfação de mamas de formato pré-gravídico.
Como tudo na vida, há que se ter moderação. É estranho ver participantes de reality shows com exibindo volumes exagerados de 500, 700 ml de prótese em cada mama, numa clara afronta à saúde e ao senso estético. Esses casos são exceção num universo muito maior de pacientes que, diariamente, encontram satisfação pessoal com esse tipo de cirurgia. Poucas experiências são tão recompensadoras quanto o sorriso de uma paciente que atingiu suas expectativas após um implante mamário.

 A sabedoria oriental ensina que os extremos da vida devem ser evitados e que o caminho do meio é a forma de se chegar ao equilíbrio. O equilíbrio das formas em questão leva em consideração vários fatores como: a altura, a largura do tórax, a largura do quadril, o desejo da paciente e, acima de tudo, o bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário