segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lipoaspiração: uma Cirurgia Segura


A maioria dos pacientes que procuram melhora do seu contorno corporal necessita, em alguma extensão, de uma abordagem à camada de gordura. Tal abordagem é feita através da Lipoaspiração.

Sempre que o paciente ouve essa indicação cirúrgica a pergunta que segue é: “Isso é seguro?”

A resposta mais curta é SIM.




A resposta longa segue abaixo:

 A Lipoaspiração foi descrita pela primeira vez por um cirurgião francês chamado Yves Gerard Illouz em 1982 e foi a primeira vez que foi possível remover gordura de regiões específicas com cicatrizes insignificantes e com baixo risco de complicações. A partir daí, várias contribuições ao método foram incorporadas, chegando ao atual estado da arte.

As opções mais aceitas mundialmente hoje como seguras e efetivas são a lipoaspiração convencional e a vibrolipoaspiração. Esta utiliza-se de uma cânula reciprocante que imita o movimento da lipoaspiração convencional. Métodos como a lipoaspiração ultrassônica e à laser ainda não comprovaram melhores resultados e associam o risco de queimadura na pele sobrejacente e, por isso, não são utilizadas pela maioria dos cirurgiões plásticos.

Os maiores avanços em direção à segurança na lipoaspiração sem dúvida ocorreram no âmbito da anestesia e da medicina intensiva. Hoje entendemos melhor a resposta sistêmica ao trauma, o balanço hídrico necessário, a prevenção de eventos embólicos e trombo-embólicos e, desta forma, podemos oferecer aos pacientes um procedimento seguro, desde que obedecidas certas regras. Por essa razão, o local onde é realizada deve ter todos os recursos necessários para uma cirurgia deste porte.

Com relação ao enxerto de gordura (realizado na lipoescultura), a opinião corrente entre os cirurgiões plásticos é de que injeções de pequenos volumes, em plano subcutâneo, não representam risco. Já os enxertos submusculares e de grande volume podem sem responsáveis por embolias gordurosas que podem representar grave risco à saúde do paciente.

A lipoaspiração tem o objetivo de melhorar o contorno corporal e deve ser realizada em pessoas com peso normal ou sobrepeso leve, nunca em pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior que 30.  Pacientes com comorbidades moderadas ou graves também não devem submeter-se a esse procedimento pois o risco não vale o benefício.

A lipoaspiração é um excelente recurso, mas é uma Cirurgia. É uma cirurgia grande, realizada por um orifício pequeno e deve ser encarada com todo o respeito que ela merece.  Tal qual um carro potente, se manuseada por pessoas cuidadosas, em ambiente controlado, proporciona muita satisfação com baixo risco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário